Central de Atendimento: (67) 3521-8891
Postado 11/07/2015 às 11:57:07 por Farmacêutico | Informe Técnico Gamma
HMB
Melhora performance durante prática de exercícios físicos!

O HMB é utilizado como suplemento alimentar, em situações específicas, com o intuito de aumentar ou manter a massa isenta de gordura, um recurso ergogênico (substâncias visando à melhora da performance) por suas propriedades anticatabólicas após exercícios físicos, regulando o metabolismo proteico.

Finalidade terapêutica:
- Previne catabolismo do músculo;
- Aumento de velocidade nos músculos;
- Aumento da massa muscular magra;
- Diminuição da gordura corpórea;
- Diminuição dos níveis de colesterol no sangue (convertido nos músculos é reduzido no protoplasma inibindo a síntese do colesterol no fígado);
- Diminuição de lesões musculares.

Indicações:
Suplemento nutricional, metabólico da leucina, anticatabólico (anabólico auxiliar), ergogênico e antilipêmico. O HMB é especialmente indicado para atletas que buscam ganho de massa muscular e força que requerem decréscimo de gordura e aumento da massa muscular.

Mecanismo de ação:
2 mecanismos possíveis:
1 - inibição direta do processo proteolítico;
2 - o HMB pode ser similar e covalentemente ligado a estruturas da membrana destruídas sob estresse, o que diminuiria
os danos celulares.

Ação anabólica: Aumenta o volume muscular através da inibição da degradação protéica via influência no metabolismo dos aminoácidos de cadeia ramificada. A inibição da atividade do sistema ubiquitina proteossoma ATP-dependente, a inibição de vias de sinalização com participação da proteína quinase C-alfa e a diminuição da concentração citoplasmática do fator nuclear - kappa B livre, eventos relacionados ao decréscimo da proteólise em células musculares.

Dosagem: NISSEN et al realizaram uma revisão em 2000 e concluíram que até 3 g diárias são seguras, mostrando inclusive efeitos positivos nos níveis de colesterol. GALLGHER et al (2000) também concluíram que a suplementação de HMB era segura após acompanharem por 8 semanas a utilização de mais de 6g diárias e analisarem fatores enzimáticos relacionados à função hematológicas, hepática e renal. KREIDER et al (2000) e NISSEN et al (1996) usaram doses de 3g diárias e também não encontraram efeitos colaterais com a suplementação de HMB.

Sugestão de shake de HMB
3g HMB
Shake suco 10g
Misturar o conteúdo de 1 sachê em 250 ml água e ingerir após preparo, 1x dia.

Contra – indicações:
Não foi relatado nenhum efeito colateral, porém é desaconselhável para gestantes e lactantes.