Central de Atendimento: (67) 3521-8891
Postado 30/06/2015 às 09:33:24 por Farmacêutico | Material Técnico Fagron
LATANOPROSTA
Tratamento revolucionário para alopécia e crescimento de cílios e sobrancelhas!

Latanoprosta é um análogo direto da prostaglandina f2-alfa, que é utilizado na forma de colírio para a redução da pressão intra-ocular em pacientes portadores de glaucoma de ângulo aberto e hipertensão ocular. Este uso apresenta como efeito adverso o aumento de número, comprimento e espessura dos cílios.

Estudos recentes avaliaram a ação no tratamento de alopecia e foi observado o aumento significativo da densidade capilar, apresentando aumento tanto de pelos velus quanto de pelos terminais. Constatou-se que sua ação ocorre principalmente através do estímulo aos folículos capilares, prolongando a fase anágena e promovendo a conversão da fase telógena à fase anágena.

Observou-se que o desbalanço na concentração de prostaglandinas na região do couro cabeludo leva a uma redução da fase anágena e ao aumento das fases catágena e telógena, assim, maior proporção de fios permanecem na fase de queda e menor proporção na fase de crescimento capilar, gerando a alopecia.

Neste quadro, ocorre a miniaturização dos folículos capilares, reduzindo a conversão de pelos velus a pelos terminais, dando origem a pelos com tamanho e espessura reduzidos.
O uso de Latanoprosta tem apresentado resultados de grande eficácia, promovendo em um período relativamente curto o aumento significativo da densidade capilar e redução de sua queda.

 

Indicações

  • Alopecia androgenética feminina
  • Alopecia androgenética masculina
  • Alopecia areata
  • Eflúvio anágeno
  • Eflúvio telógeno

Posologia / concentração

  • 0,005%

Via de administração

  • Tópica

 

Estudos clínicos/ Estudos pré-clínicos

Um estudo clínico avaliou a eficácia e segurança da Latanoprosta no crescimento capilar e pigmentação. 16 pacientes portadores de alopecia androgenética foram tratados com aplicação tópica diária de uma solução contendo 0,1% de Latanoprosta, durante 24 semanas. Foram avaliados os seguintes parâmetros: crescimento capilar, densidade, diâmetro, pigmentação e proporção de fios nas fases anágena e telógena. Os resultados mostraram aumento significativo da densidade capilar (fios terminais x velus) comparado ao placebo.

Em outro estudo in vitro foi avaliado o crescimento capilar e melanogênese em camundongos foram tratados com a aplicação tópica de uma solução contendo Latanoprosta na região dorsal. A densidade capilar foi mensurada durante o período do estudo. Os resultados mostraram que houve efeito estimulatório dos folículos capilares e dos melanócitos nas fases anágena e telógena. Foi observado também o estímulo à conversão da fase telógena à fase anágena. O estudo conclui que Latanoprosta apresenta efeito estimulatório no crescimento capilar.

Em pacientes portadores de glaucoma unilateral tratados com solução oftalmológica contendo latanoprosta, foi observada a incidência de hipertricose e hiperpigmentação de cílios e pelos adjacentes, comparado com o lado não tratado. As diferenças foram: aumento do número de cílios das pálpebras superior e inferior, apresentando aumento de pelos velus na pálpebra inferior, aumento de peso, espessura, curvatura e pigmentação dos cílios no geral.