Central de Atendimento: (67) 3521-8891
Postado 25/03/2021 às 10:49:54 por Equipe de Comunicação
Acnebiol
Tecnologia exclusiva para o controle da acne

O Acne é um distúrbio inflamatório que frequentemente atinge os adolescentes. O Acne é uma doença do folículo sebáceo, afeta áreas onde as glândulas sebáceas são maiores, mais numerosas e mais ativas. Em casos mais leves consiste em pequenos comedões e poros dilatados, porém pode progredir para um estágio patológico da ruptura dos filamentos sebáceos, formação pustular, atrofia e lesões inflamatórias, nódulos e cistos. Ocorrem irritações bacterianas, culminando com a destruição das células epidérmicas, e eventualmente podendo apresentar sequelas cicatriciais e deformidades.

Causas

O Acne não é causado por impurezas ou alimentos; resulta de uma superatividade das glândulas sebáceas e pelo acúmulo de sebum em seus filamentos, apresentando uma retenção de massa córnea. O excesso de sebum (mistura de lipídeos, ácidos graxos, ésteres, esqualeno e colesterol) pode ser convertido em ácidos graxos livres irritantes e comedogênicos pela ação de microorganismos (Propionibacterium acnes, Staphylococcus epidermis e a levedura, Pityrosporum ovale) presentes nas glândulas sebáceas. A secreção hormonal excessiva também contribui para a formação acneica. Na puberdade e no período pré-menstrual, há um aumento da secreção dos hormônio sexuais pela glândula endócrina e a ação destes hormônios androgênicos sobre o folículo pilosebáceo é considerada uma das principais causas do acne, assim como o estresse emocional, fadiga e uso inadequado de cosméticos também podem agravar o problema. Quando um indivíduo está sob estresse, alterações hormonais ocorrerão no organismo. O córtex adrenal secreta hormônio masculino. Estes hormônios aumentam a produção de sebo pelas glândulas sebáceas. O mesmo ocorre com o acne pré-menstrual.

Tipos

O acne pode ser classificado em acne primária (acne vulgaris) e acne secundária (hormonal, cosmética, escoriada, medicamentosa, solar etc.). No primeiro caso, trata-se do acne de adolescentes e adultos jovens, onde a predisposição genética, estimulada pelo início da produção hormonal, favorece o desenvolvimento das lesões clínicas. No caso do acne secundário, ocorre processo mais específico, responsável pela dermatose. Exemplificando, certos medicamentos como corticoides e vitaminas do complexo B podem apresentar, como efeito colateral, o aparecimento do acne.

Tipos de Acnes Vulgaris

- Acne Conglobata - caracterizada por pápulas pustulosas doloridas e profundas. Há o predomínio de lesões nódulo-císticas em grande extensão. Agrupamento de comedões.

- Acne Comedoniana - presença de cravos sem sinais de inflamação

- Acne Pápula pustulosa - presença de pápulas inflamadas e pústulas com importantes sinais inflamatórios.

- Acne Nódulo Cística - além de comedões, pápulas e pústulas, também há a formação de lesões nódulo císticas com predominantes sinais inflamatórios.

Patogênese

Genética - os fatores hereditários envolvidos com o aparecimento da acne não estão totalmente esclarecidos, mas relacionam-se ao número de receptores no folículo, influência hormonal, mecanismos imunológicos, entre outros.

- Hiperqueratinização folicular. Os folículos envolvidos com o aparecimento do acne apresentam queratinização alterada com corneócitos mais coesos. Esta coesão favorece o tamponamento do folículo, dando início à formação do comedão.

Os fatores que controlam essas modificações incluem alterações intrínsecas das células epiteliais foliculares, tanto quanto fatores comedogênicos do sebum.

Acnebiol

Acnebiol foi especialmente desenvolvido para o cuidado da pele com acne (jovem ou adulta) e oleosa. O Acnebiol é uma associação balanceada e estável de princípios ativos de última geração, especialmente selecionados por seus efeitos complementares afim de se obter um amplo espectro de atividades.

Tecnologia exclusiva para o controle da acne

Os princípios ativos presentes neste complexo exclusivo, desempenham um papel importante no tratamento global da pele problemática e acneica. Dentre os componentes deste complexo, destacamos os seguintes:

Ácido Salicílico

O Ácido Salicílico é considerado um hidroxi-ácido de fundamental importância para combater a acne e melhorar a aparência e a textura da pele. O ácido salicílico é efetivo na redução da formação da acne e comedões, além de melhorar a textura da pele, pois atua como esfoliante na superfície da pele e dentro dos poros, sem uma irritação cutânea elevada. Sua ação esfoliante superior pode ser atribuída a sua solubilidade em óleos ou em lipídeos e se concentra nas camadas mais externas da pele, ricas em lipídeos, favorecendo a remoção das células mortas, refinando a textura da pele.

Salicilato de Dimetilsilanodiol

Possui ação queratolítica, anti-inflamatória, antiedema. Algumas enzimas epidérmicas, intimamente envolvidas no processo da inflamação são inibidas pelo silício ativo (devido à sua grande afinidade com as estruturas glicanas). Os silícios orgânicos possuem uma conhecida ação anti-inflamatória. O Salicilato de Dimetilsilanodiol combate o efeito citodestrutivo dos radicais livres, reestruturando a membrana celular e combatendo a peroxidação lipídica. O ácido salicílico, vetorizado pela presença do silício ativo, possui uma ação antisséptica e fungicida superficial sobre as peles acneicas. O Salicilato de Dimetilsilanodiol atua como um estabilizador da membrana celular. Ele protege (ação preventiva) do efeito citodestrutivo e repara (ação curativa) os danos secundários causados na membrana pelo estresse oxidativo induzido pela peroxidação lipídica. O Salicilato de Dimetilsilanodiol atua no processo da imunomodulação cutânea, cuja importância está ligada a integridade da estrutura da pele. Atua nos sistemas enzimáticos (serina-proteases do estrato córneo) da matriz extracelular, que está envolvida na hidratação, inflamação e catabolismo do tecido; e sobre certas citoquinas (interleucina - Salicilato de Dimetilsilanodiol e prostaglandina (PGE2) envolvidas no processo da inflamação. O Salicilato de Dimetilsilanodiol previne os sinais clínicos que caracterizam a inflamação (eritema e edema). As interleucinas (IL) são mediadores secretados por diferentes tipos de células. Estas moléculas estão envolvidas no processo de comunicação celular. A secreção da IL-1alfa, em particular, caracteriza um processo inflamatório.

Acetilmetionato de Zinco

O zinco está ligado ao aminoácido acetilmetionina (essencial ao processo da queratogênese) para facilitar a solubilização e a permeação cutânea. O zinco é um micronutriente, cofator essencial para uma série de reações enzimáticas relacionadas com as principais funções da pele, tais como, renovação celular, síntese de macromoléculas, cicatrização do tecido e proteção anti-radicalar. O zinco ajuda inibir a ação da enzima 5 alfa-reductase, um dos principais fatores que causam a queda dos cabelos. O zinco tem uma ação sebo-reguladora e microbicida bastante conhecidas.

Extratos Vegetais (Aloe, Lúpulo, Pepino e Limão)

Os extratos de aloe e pepino atuam como agentes hidratantes e cicatrizantes. Refrescam e acalmam a epiderme. Possui ainda ação antieritema e anti-prurido. Contém mucilagens, pectina, sais minerais (Fe, Mg, Cu, As), aminoácidos (especialmente arginina), compostos nitrogenados (adenina, trigonelina), enzimas (carboxilase pirúvica, diástase proteolítica) e vitaminas (C e B). O extrato de lúpulo é rico em sesquiterpenos (humuleno, linalol, mirceno, cariofileno), flavonóides (quercetina, campferol, astragalina) e taninos. O extrato de lúpulo ajuda normalizar a oleosidade excessiva. O extrato de limão contém ácidos orgânicos (cítrico, málico, fórmico, acético), citratos de potássio e cálcio, sacarose, pectina, mucilagem. Vitaminas (A, B, e principalmente vitamina C). Possui também citroflavonóides (quercetina, hesperidina) e óleo essencial. O extrato de limão atua como antisséptico, adstringente e agente antioleosidade (óleo essencial, ácidos orgânicos).

Proteínas Estruturais

Restauram o equilíbrio biológico da pele, conferindo uma boa hidratação e melhora na elasticidade. Aumentam a capacidade de reter umidade. Conferem proteção à pele contra agentes agressores e atuam contra a formação de queloides, os quais poderiam deixar alguma cicatriz no tecido.

Conclusão

  • Inibe o processo inflamatório e reduz a formação de comedões.
  • Favorece a normalização da oleosidade excessiva e a redução do brilho da pele, comumente observado nas peles acneicas.
  • Controla a hiperqueratinização, através de sua ação queratolítica, melhorando a textura e aparência da pele acneica.