Central de Atendimento: (67) 3521-8891
Postado 28/01/2021 às 17:40:08 por Equipe de Comunicação | Florien
Saw Palmeto
Para tratamento de impotência, problemas de urina e próstata aumentada.

Parte Utilizada: Fruto

Nome científico: Serenoa repens Bartr. Smal

Composição Química: Extrato padronizado em 25% de Ácidos Gordurosos. Ácidos graxos, ácido cáprico, ácido caprílico, ácido capróico, ácido láurico, ácido palmítico, ácido oleico, lípase, carotenos, arabinose, galactose, beta-sitosterol, cicloartenol, lupenona, lupeol, estigmasterol, taninos, esteroides, flavonoides, polissacarídeos.

Trata-se de uma palmeira, caracterizada por apresentar uma altura de 1 a 3 metros. Os frutos de Serenoa repens são bagas escuras e a fonte do extrato utilizado para fins medicinais são as bagas maduras, parcialmente secas.

Indicações e Ação Farmacológica

Saw Palmeto está indicado em casos de alopecia androgênica, prostatite, hiperplasia benigna de próstata (HBP), em adenomas benignos da próstata, e nos processos inflamatórios associados a sintomas urológicos, tais como: retenção urinária, mictúria noturna, e alteração do fluxo urinário, que são características clínicas da HBP. Alguns estudos têm demonstrado que o extrato de Serenoa repens pode inibir a atividade da enzima 5α-redutase e, que muito provavelmente, os compostos responsáveis por este efeito são os fitoesteróis, em particular o β-sitosterol e stigmasterol presentes nesta planta. Este fitoterápico apresenta compostos que agem inibindo a atividade da 5α-redutase impedindo a formação da di-hidrotestosterona (DHT). Além disto, é possível que outros compostos presentes neste extrato sejam capazes de competir pelos receptores nucleares da DHT e favorecer a liberação de Fator de Crescimento Epidermal. Apresentam também compostos que agem possivelmente inibindo a ciclooxigenase ou lipoxigenase, reduzindo os processos inflamatórios, e compostos que agem como antagonistas α-adrenoreceptores e bloqueadores de cálcio que explicam seu efeito benéfico sobre o trato urinário permitindo uma micção mais livre. Foram comprovados, por meio de estudos experimentais, vários tipos de atividade humoral do extrato de Serenoa repens.

A atividade antiandrogênica é mediada por três mecanismos: diminuição da quantidade de receptores androgênicos no núcleo das células com HPB e inibição da ligação do androgênio ao seu receptor. Um terceiro mecanismo de ação antiandrogênico é obtido pelo bloqueio da conversão de testosterona para diidro-testosterona pela enzima 5α-redutase. Em modelos experimentais com roedores, obteve-se redução de mais de 50% do ritmo de conversão de testosterona para diidro-testosterona quando tratados com extratos de Saw Palmeto.

Toxicidade/Contraindicações

É recomendado não fazer uso em jejum, para evitar náuseas; visto que, 5% dos casos estudados apresentaram náuseas, moléstias gástricas, constipação e diarreia. O Saw Palmeto possui ação hormonal oposta à da testosterona e poderá interagir com estrógenos presentes em terapia de reposição hormonal e em contraceptivos orais. Outras limitações de uso estão relacionadas à administração conjunta com outras drogas que afetam os hormônios sexuais masculinos como finasterida ou flutamida. Baseado em relatos clínicos, o Saw Palmeto poderá aumentar o risco de sangramento quando administrado conjuntamente a fármacos como ácido acetilsalicílico, varfarina, heparina, clopidogrel, anti-inflamatórios não esteroidais como ibuprofeno ou naproxeno. A presença de taninos nesta planta poderá limitar a absorção de ferro.

Dosagem e Modo de uso

- Extrato seco 25%: 150 mg, duas vezes ao dia. Após as refeições.

- Pó: Até 300 mg, duas vezes ao dia. Após as refeições.

- TM: 35 gotas, duas vezes ao dia.