Central de Atendimento: (67) 3521-8891
Postado 17/12/2020 às 20:49:00 por Equipe de Comunicação | Florien
Café verde
Conheça os inúmeros benefícios para sua saúde

O grão do café verde possui como principais constituintes a cafeína, a teobromina e teofilina (parentes químicos da cafeína, que agem como estimulantes naturais), os taninos e flavonóides (antioxidantes) e o ácido clorogênico, onde se destaca o ácido 5 cafeoilquínico. (Extrato padronizado à 0,8% ácido clorogênico).

Indicações e ação farmacológica

Ao reduzir a absorção dos açúcares, vai obrigar o corpo a procurar outras fontes de energia, como a gordura acumulada. É esta a estratégia do café verde para emagrecer. Possui aproximadamente 2% de cafeína, sua atividade está relacionada ao aumento da taxa metabólica; ao relaxamento da musculatura lisa dos brônquios, trato biliar, trato gastrintestinal e de partes vasculares; estímulo do sistema nervoso central e diurese. Composto de elevada importância, a trigonelina é uma Nmetil betaína que possuí efeito no sistema nervoso central, sobre a secreção de bile e na motilidade intestinal. Durante o processo de torra, além de formar pirróis e piridinas, importantes para o aroma do café, gera ácido nicotínico (niacina) importante para o metabolismo humano, pois é precursora das coenzimas NAD e NADP presentes em diversas reações de oxidação. A concentração de trigonelina pode chegar a 20mg por 100g de café torrado.

Redutor da gordura corporal: Os estudos demonstraram que a cafeína e o ácido clorogênico presentes no Café Verde podem diminuir a acumulação de gordura nas células (adipócitos) e quando comparado com o café torrado tem um efeito superior na prevenção aumento de peso. Além disso, alguns compostos deste extrato (ácido feruloilquínico e o ácido neoclorogênico) aumentam a atividade de uma enzima responsável pela oxidação de gordura no fígado. Assim, o extrato de café verde pode ser utilizado na prevenção do fígado gordo.

Efeito antidiabetes: Existem investigações que demonstram que o ácido clorogênico, em especial o ácido 5 cafeoilquínico, reduz a absorção intestinal dos açúcares (glucose), regula os níveis de açúcar no sangue, prevenindo desta forma a acumulação subsequente de gordura corporal, e contribui para a libertação e decomposição de triglicérides do tecido adiposo.

Portanto são amplas as indicações:

- Potente antioxidante;

- Combate a gordura corporal;

- Prevenção do fígado gordo;

- Influencia o humor, combatendo os sentimentos de apatia e depressão;

- Diminuição da pressão arterial (efeito hipotensor);

- Inibe o efeito do neurotransmissor responsável por induzir o sono, estimulando assim a atenção;

- Aumento da taxa metabólica;

- Relaxamento da musculatura lisa dos brônquios, trato biliar, trato gastrintestinal e de partes vasculares;

- Estímulo do sistema nervoso central e diurese;

- Atividade anticancerígena e ação benéfica no combate de doenças cardiovasculares, esta última característica se atribui às suas propriedades antioxidantes.

- Reduz a absorção intestinal dos açúcares (glucose), regula os níveis de açúcar no sangue, prevenindo desta forma a acumulação subsequente de gordura corporal, e contribui para a libertação e decomposição de triglicérides do tecido adiposo.

Toxicidade/Contraindicações

Contraindicado para pessoas que sofram de ansiedade ou nervosismo, hipertireoidismo, gastrite crônica e úlceras duodenais e em crianças, sobretudo se sofrerem de hiperatividade.

Dosagem e modo de uso

Extrato padronizado 0,8%: 100 a 600mg de extrato de Café Verde por dia.