Central de Atendimento: (67) 3521-8891
Postado 07/07/2020 às 19:10:17 por Equipe de Comunicação | Bioextract
Bioex Capilar
Complexo vegetal enriquecido para tratamento capilar

Os cabelos são estruturas anexas da pele, e desempenham várias funções fisiológicas, como proteger a pele de variações térmicas, filtrar o ar que respiramos, proteger os olhos de substâncias estranhas e melhorar a sensibilidade tátil. Os cabelos são compostos principalmente pela queratina, que é uma proteína fibrilar do grupo das escleroproteínas. Os diferentes tipos de cabelos são determinados pela variação no teor dos elementos químicos constituintes da proteína: carbono, hidrogênio, enxofre e nitrogênio.

Os fios de cabelos são subdivididos em 2 partes: uma que se encontra acima da pele (parte aérea), e outra que se aloja em seu interior (a raiz). Existe uma variedade de estruturas associadas à raiz, e todas desempenham funções importantes na manutenção da vitalidade dos fios. O folículo é uma estrutura tubular que dá sustentação ao fio. A papila se encontra na base do folículo e está conectada com vários vasos sanguíneos e nervos, tendo como função, o suprimento de substrato para a formação do fio. O bulbo é a parte inferior do fio. Encontra-se exatamente acima da papila, tem formato largo em sua base e se afina à medida que se aproxima da superfície da pele. O bulbo é nutrido pela papila. O músculo eretor é responsável pela inclinação do fio de cabelo, e se encontra na porção inferior do folículo. Uma ou mais glândulas sebáceas estão associadas ao folículo e fornecem ceras e substâncias graxas que lubrificam o fio e a pele.

Crescimento e regeneração do cabelo

O ciclo que rege o crescimento, maturidade e colapso do cabelo tem duração de 2 a 6 anos. A fase anagênica é a etapa em que o fio cresce de 1 a 4 centímetros por mês. Cerca de 80% dos fios estão em desenvolvimento. A fase telogênica é o estágio em que o fio se encontra na forma vegetativa, e tem duração de 3 meses. Após este período, o bulbo piloso se rompe desprendendo uma camada de células germinativas que irão se depositar sobre a papila, gerando um novo bulbo piloso que, após 3 meses, atingirá a superfície da pele. Se ao se romper o bulbo piloso não desprender a camada de células germinativas, não haverá formação de um novo fio.

O número de fios de cabelos é variável de indivíduo para indivíduo. Pessoas ruivas possuem de 90.000 a 100.000 fios, as morenas, de 100.000 a 130.000 e as loiras de 130.000 a 150.000 fios. Normalmente perde-se de 50 a 100 fios por dia. Porém, se o ciclo de restauração não estiver desequilibrado, novos fios surgirão, repondo os anteriores. Vários fatores contribuem no desprendimento do bulbo: a faixa etária do indivíduo, a época do ano (no inverno a frequência de queda é maior), a idade do fio, o stress físico e mental, fatores hormonais e genéticos, má irrigação sanguínea da papila, contaminação microbiana, tração mecânica excessiva causada por escovas, pentes e vento.

Indicações e dosagem sugerida

Bioex capilar é indicado no tratamento capilar, como auxiliar na prevenção da queda excessiva de fios, e na restauração do bulbo piloso. Deve ser utilizado preferencialmente na forma de tônico, aplicado sobre o couro cabeludo. A dosagem recomendada é de 3 a 10% em loções e tônicos, e de 1 a 5% em shampoos e cremes.

Teste de irritabilidade dérmica primária (Método Draize)

A amostra aplicada pura não apresentou irritação.

Estocagem e validade

Deve ser estocado hermeticamente fechado, ao abrigo da luz e calor.

Validade: 24 meses a partir da data de fabricação (ver nº de lote).

Observações

1. Poderá ocorrer turbidez durante a estocagem, sem alterar as propriedades.

2. Teor de quinina: máximo 0,2% 3.

Produto para uso cosmético tópico