Central de Atendimento: (67) 3521-8891
Postado 24/06/2020 às 17:35:16 por Equipe de Comunicação | mundoboaforma
Conheça todos os benefícios da pipoca

Muitos estudos mostram o valor nutricional da pipoca, por conter fibras, polifenóis, antioxidantes, vitaminas do complexo B, manganês e magnésio. Sendo assim, seu consumo pode trazer inúmeros benefícios à saúde. Atualmente há pesquisas que mostram que a pipoca pode conter mais antioxidante e ser mais eficiente ao sistema imunológico do que muitas frutas e hortaliças. No entanto, a forma como é preparada e consumida pode quase anular seus benefícios. O seu limite como um alimento saudável termina quando começa a adição exagerada de sal, manteiga, conservantes industrializados ou outros aromas e coberturas. O calor é tudo o que o milho de pipoca precisa para estourar, por isso, evite cozinhar com azeite ou outros óleos vegetais, uma vez que pode impactar no teor de polifenóis presentes na casca da pipoca​​.

Vantagens como aperitivo

Por estar associada a diversão, cinema e entretenimento, a pipoca ficou estigmatizada como um alimento que engorda. A verdade é que um dos maiores benefícios da pipoca é o fato de ser menos calórica e ter mais elementos saudáveis que grande parte dos aperitivos. A pipoca apresenta uma grande vantagem em relação aos salgadinhos consumidos, por conter mais fibras, mais polifenóis, menos calorias e menos gorduras.

Rica em antioxidantes

A quantidade de polifenóis encontrada na pipoca é de 300 miligramas por porção. O milho comum possui 114 miligramas e as frutas em geral tem cerca de 160 miligramas por porção. Pipoca contém mais antioxidante porque não possui água. Frutas e legumes também são ricos em antioxidantes, mas por causa de seu alto teor de água, eles acabam diluídos.

Conheça agora os maiores benefícios da pipoca:

Ajuda no combate a doenças cardíacas

Os antioxidantes são moléculas que agem no combate aos radicais livres produzidos nas reações químicas do organismo impedindo que eles danifiquem células vitais. Níveis insuficientes de antioxidantes ou a má atuação destas enzimas causa oxidação nas células, o que pode levar a deformidade ou a morte de células saudáveis de órgãos vitais do corpo humano como o coração, cérebro, pele, pulmões, etc.

Ajuda na prevenção do câncer

Polifenóis podem combater doenças sérias como câncer e doenças do coração, mas para isso é preciso consumir um pouco da casquinha que envolve o grão. Se você quer o máximo benefício que a pipoca pode trazer à sua saúde – as fibras e os antioxidantes – então, você precisa comer um pouco das cascas, embora elas sempre insistam em grudar entre os dentes.

Melhora o sistema digestivo e intestinal

A pipoca é um grão integral rico em fibras, sais minerais, vitaminas E e do complexo B. As fibras estimulam os movimentos peristáltico dos músculos lisos intestinais e induzem a secreção dos sucos digestivos, o que ajuda a manter todo o sistema digestivo saudável.

Auxilia no controle do diabetes

A farta ingestão de fibras ajuda a regular o nível de açúcar no sangue e a produção de insulina. É recomendado que diabéticos incluam pipoca na sua dieta como uma forma de reduzir os picos de açúcar no sangue.

Atua na perda de peso por ser rica em fibras e pobre em calorias

Um copo normal da pipoca contém cinco vezes menos calorias do que a mesma quantidade de batatas fritas. Além disso, o teor de fibras na pipoca traz sensação de saciedade e inibe a liberação do hormônio da fome, a grelina. A Pipoca também possui óleos naturais saudáveis e essenciais ao organismo, ao contrário da maior parte dos salgadinhos industrializados cheios de gorduras saturadas.

Combate efeitos da idade porque combate os radicais livres

Os radicais livres são substâncias produzidas a partir de reações químicas resultantes do metabolismo das células e eles são responsáveis pela degeneração de alguns dos nossos sistemas vitais. Estudos mostram que os antioxidantes combatem o efeito dos radicais livres, e como a pipoca é rica em antioxidantes o seu consumo pode ser benéfico no combate aos efeitos dos radicais livres no organismo. Entre tais efeitos estão o aparecimento de rugas, manchas senis, degeneração macular e cegueira, fraqueza muscular, declínio cognitivo, osteoporose, doença de Alzheimer, demência, queda de cabelo, e outras doenças degenerativas. Ninguém imagina que dentre os benefícios da pipoca está o combate a idade. Isso é uma ótima notícia.

Atua como fonte de energia e na prevenção de doenças

A pipoca contém vitaminas como a tiamina, a niacina e a vitamina B6. Todas elas ajudam a converter os alimentos em energia para o nosso corpo e cada uma em particular tem seus benefícios.

A Tiamina ou Vitamina B1 ajuda a quebrar os carboidratos simples e protege o sistema imunológico. A Niacina ou Vitamina B3 aumenta o HDL, o colesterol bom no sangue. A vitamina B6 tem inúmeras funções que variam de acordo com cada combinação entre ela e outras vitaminas: Ela ajuda a prevenir doenças cardíacas, tem papel importante na produção de serotonina – responsável pelo sono, e ajuda a prevenir artrite.

Dica: Ao comprar pipoca para micro-ondas, ou qualquer variedade que já venha embalada, leia a tabela nutricional com cuidado e escolha as marcas com menos calorias, e sal. Dê preferência para pipocas feitas em pipoqueiras que dispensam o uso de óleo ou manteiga.