Central de Atendimento: (67) 3521-8891
Postado 18/06/2020 às 12:18:40 por Equipe de Comunicação | Florien
Confrey (Tintura)
Alternativa natural e eficaz na cicatrização de feridas

Nome científico

Symphytum officinalis L.

Nome popular

Confrey, consolda, consólida, consólda do Cáucaso, consolida maior, capim roxo da Rússia, erva do cardeal, leite vegetal, erva encanadeira de osso, orelha de asno, erva do cardeal, orelho de asno.

 

Família

Boraginaceae

Parte Utilizada

Rizoma, raiz e folhas.

Composição Química

Alantoína; taninos; triterpenos; esteróides; aminoácidos essenciais; vitaminas (A, B1, B2, B12, C, E); ácidos orgânicos; alcaloides pirrolizidínicos (sinfitina e equimidina); mucilagens, fitoesteróides; carboidratos; caroteno; cianocobalamina, cistina, cálcio, colina, consolidina, equimidina, fenilamina, ferro, fósforo, fructanos, heterosídeos cianogênicos e saponínicos, gomas, histidina, intermedina, iodo, isoleucina, lactonas sesquiterpênicas (como a leonitina e as trimetoxicumarinas), lasiocarpina, leucina, lisina, manganês, tirosina, resina, saponinas, sinfitina, taninos, zinco.

Erva perene, de caule curto, com cerca de 90 cm de altura, provida de rizoma desenvolvido e raízes fusiformes fasciculadas. As folhas são simples, alternas, oblongo-lanceoladas, ásperas, cobertas de pelos, as superiores sésseis e de menor tamanho, todas com a superfície inferior bem marcada pelas nervuras salientes.

Flores hermafroditas, diclamídeas, pentâmeras, pêndulas, de corola tubulosa amarela, violácea ou rosada. É originária dos continentes europeu e asiático, e hoje aclimatada em quase todo o mundo.

Indicações e Ação Farmacológica

É usado como proliferativo celular e cicatrizante em feridas, ulcerações de difícil cicatrização e psoríase. Indicado no rejuvenescimento e na revitalização das células. Usado também como cicatrizante em queimaduras, flebite, hematomas, contusões, luxações, torções, fissuras e picadas de insetos. Sua ação local é devida à presença da alantoína – substância de comprovada ação cicatrizante, do ácido rosmarínico responsável principal pela ação anti-inflamatória e da mucilagem, de ação anti-irritante e hidratante. Estudos clínicos demonstraram que utilizando o extrato aquoso em local inflamado, provoca um aumento da temperatura local e da circulação sanguínea com consequente diminuição da dor e regressão do processo inflamatório.

Toxicidade/Contraindicações

Seu uso é limitado por possível toxicidade, seu uso interno é proibido pela ANVISA.

Dosagem e Modo de Usar

- Rasura:

Infusão a 5% para gargarejos 2 a 3 vezes ao dia;

Decocção 4-5g de chá em 250 ml de água, para lavar feridas.

- Extrato glicolico: Utilizar de 10-15% em cremes.

- Tintura: Uso tópico, de 10 a 20% em cremes, géis e loções.

- TM: Indicado somente para uso externo em concentração de até 10%.