Central de Atendimento: (67) 3521-8891
Postado 18/06/2020 às 12:17:17 por Equipe de Comunicação | Galena
Cellynkage
Ativa os genes relacionados à juventude da pele

Os organismos multicelulares têm células com capacidade de se comunicar umas com as outras, sendo este mecanismo essencial para a manutenção da homeostase entre tecidos, além de possibilitar alterações no perfil metabólico celular. Essa sinalização ocorre em função de fatores de crescimento, oncogenes, Ca2+, pH e hormônios, como o estrogênio, sendo acontecimentos naturais alterados ao longo do processo de envelhecimento. Por este motivo, a menopausa é o período no qual diversas alterações cutâneas se observam, uma vez que os níveis de estrógeno se tornam reduzidos. Dentre estas modificações, podemos citar a queda na capacidade de divisão celular, a diminuição na produção de macromoléculas (colágeno, elastina e glicosaminoglicanos) e o decréscimo da taxa de reparação tecidual. Como resultado a estas alterações, a pele se torna mais fina, flácida, ressecada, enrugada e com manchas senis. Tendo isto em vista, a busca por ativos que melhorem a comunicação celular em peles menopausadas e maduras é um importante alvo a ser utilizado no processo de rejuvenescimento cutâneo. A comunicação entre as células é realizada através das junções comunicantes, também chamadas junções intercelulares ou junções gap, através de canais formados pela união de proteínas especiais, as conexinas. Estas organizam-se num grupo com 6 moléculas (hexâmeros) em torno de um poro de aproximadamente 1,5nm de diâmetro. Esse conjunto, chamado de conexon, é a unidade estrutural da junção, a qual é formada por dezenas ou centenas dessas estruturas. Assim, conexons de uma célula se alinham com conexons adjacentes de modo a formar canais entre as duas células, possibilitando a comunicação entre as mesmas.

A distribuição dos tipos de conexinas difere entre os tecidos. Além disso, as células podem expressar mais de um tipo de conexina. Desse modo, as junções comunicantes exibem propriedades distintas, segundo os tecidos onde são encontradas.

Ainda, as junções gap apresentam características distintas porque atravessam duas membranas plasmáticas de uma vez só, conectando citosol a citosol, sem entrarem em contato com o espaço extracelular. Além de participar do mecanismo de comunicação célula – célula, as conexinas também participam da comunicação chamada “crosstalk”. Neste processo, as vesículas exossomais levam a informação entre as camadas da pele, sendo que esta comunicação ocorre através da passagem destes sinalizadores pelos conexons.

Estes dois tipos de comunicação são a chave para a manutenção da homeostase tecidual. Tendo isto em vista e sabendo-se que o processo de comunicação celular diminui em peles maduras e menopausadas, a Galena traz para o mercado Cellynkage™, o ativo que melhora a comunicação celular entre os queratinócitos e também entre as células da derme e epiderme, melhorando o metabolismo celular e promovendo uma aparência rejuvenescida.

Definição do ativo

Cellynkage™ é o exopolissacarídeo (polissacarídeo extracelular produzido por algumas bactérias) obtido por biotecnologia, que melhora a comunicação celular entre os queratinócitos e também entre as células da derme e epiderme, para uma pele menopausada mais rejuvenescida. Cellynkage™ é obtido a partir das bactérias Halomonas eurihalina, microrganismo que habita o pântano salgado da região de Agua Amarga, na Espanha. Estas bactérias sobrevivem a ambientes com altas concentrações de sal graças à sua capacidade de comunicação e, nessas condições ambientais, secretam exopolissacarídeos específicos.

Mecanismo de ação

Cellynkage™ melhora a comunicação celular entre os queratinócitos e também entre as células da derme e epiderme. A comunicação entre as células da pele ocorre entre queratinócitos adjacentes através das gaps junctions, e também entre células da derme e epiderme (comunicação crosstalk), através de vesículas. As proteínas conexinas são essenciais tanto na estrutura das gap junctions, quanto para as vesículas de comunicação. Cellynkage™ aumenta a expressão das conexinas, promovendo melhor comunicação entre as células e promovendo uma aparência da pele mais jovem. Além disso, também aumenta a expressão de genes relacionados com a síntese da matriz extracelular (MEC).

Benefícios

  • Favorece a beleza das peles maduras e menopausadas;
  • Aumenta a expressão dos genes da proteína conexina, melhorando a comunicação celular por meio das gap junctions;
  • Melhora a comunicação entre as queratinócitos e entre as camadas da pele;
  • Aumenta a densidade do colágeno, favorecendo a firmeza da pele.
  • Promove diversos benefícios para as peles maduras e menopausadas: melhora na espessura da epiderme, favorece a suavidade da pele, uniformiza a estrutura do microrrelevo e aumento da densidade do colágeno.

Indicações

Indicado para o cuidado de peles menopausadas e maduras. Pode ser aplicado em diversas formulações para os cuidados dessas peles.

Concentração de uso

A concentração de uso de Cellynkage™ é 2%.

Recomendações farmacotécnicas

O pH da formulação deve permanecer entre 5,0 e 8,5.

Propriedades

· Aspecto: líquido

· Coloração: translúcido

· Solubilidade: solúvel em glicerina

Certificados e Premiações

· GMO Free;

· Gluten Free;

· BSE Free (encefalopatia espongiforme bovina);

· Não testado em animais e sem origem animal à Vegano

· Alérgeno Free (Não possui alérgenos descritos no Annex III of Cosmetics Regulation (EC) 1223/2009).