Central de Atendimento: (67) 3521-8891
Postado 22/04/2020 às 18:06:44 por Equipe de Comunicação | www.metlife.com.br
Vacinas
Por que elas são tão importantes?

Com o avanço do conhecimento na área da ciência, muitas doenças puderam ser erradicadas ou controladas. Uma das principais invenções foi a vacina, que consegue evitar o surgimento de várias doenças. 

Por que a vacinação é importante?

A vacina previne inúmeras doenças, como catapora, sarampo, tétano, paralisia infantil, gripe, entre outras. Muitas delas são transmissíveis, o que pode gerar uma epidemia se as pessoas não estiverem vacinadas. A vacina age como forma de mostrar ao sistema imunológico qual é o vírus que ele deve atacar para defender o organismo. Nesse sentido, se uma pessoa vacinada adquire o vírus da catapora, por exemplo, o sistema imunológico vai reconhecê-lo e matá-lo antes que se espalhe pelo corpo. Dessa forma, as doenças são evitadas. Até mesmo doenças que podem tirar a vida de pessoas, como paralisia infantil e sarampo. 

O que são é o movimento antivacina?

O movimento antivacina propõe que os pais não vacinem seus filhos. Essa atitude é justificada por conta de que as vacinas podem ser prejudiciais, causando até autismo. Porém, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a vacinação é uma das formas mais eficientes para se evitar doenças. Porém, por causa desse movimento, por questões religiosas e por dificuldade no acesso aos postos de saúde, muitos pais têm deixado de vacinar seus filhos.

Como saber se estou em dia com as vacinas?

Quando ainda somos bebês, tomamos a maioria das vacinas que precisamos para combater essas doenças transmitidas por vírus. Sendo assim, com certeza você ou sua mãe tem guardado uma caderneta de vacinação com o registro de todas as que você já tomou. Com ela em mãos vá até a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima e peça para conferirem se você está com alguma vacina atrasada. Se estiver, normalmente, eles já vacinam na hora. Algumas vacinas, como a do tétano, são necessárias repetir a dose a cada 10 anos. Outras, como a da febre amarela, é recomendado tomar se a sua região está passando por um surto dessa doença.

Então, vá à UBS e confira se precisa de alguma vacina ou se está protegido. É importante que se veja a vacina como um bem que foi criado para evitar a proliferação de doenças. É bom lembrar que elas não são benéficas apenas para um indivíduo, mas para a sociedade. Pois elas evitam epidemias.