Central de Atendimento: (67) 3521-8891
Postado 17/10/2019 às 20:57:46 por Equipe de Comunicação | Infinity Pharma
Quercetina
Flavonoide antioxidante que reduz riscos cardiovasculares

A Quercetina é um flavonoide antioxidante que está presente nos alimentos na forma de glicosídeos natural, pode ser verificado nos vegetais, frutas e sucos. Várias propriedades terapêuticas dos flavonoides, principalmente da Quercetina, têm sido estudadas nas últimas décadas, destacando-se o potencial antioxidante, anticarcinogênico e seus efeitos protetores aos sistemas renal, cardiovascular e hepático. É também um poderoso antioxidante e antirradicais livres, reduzindo o risco de morte por doenças das coronárias e diminuindo a incidência de enfarte do miocárdio.

Recomendação de uso

É recomendado o uso de 400 a 500mg por via oral, três vezes ao dia.

Apresentação

Pó fino amarelo a esverdeado, inodoro ou leve odor característico.

Indicações

Anti-inflamatório;

Antioxidante;

Anticarcinogênica;

Atua no sistema imunológico;

Trata de problemas circulatórios e capilares;

Tem atividade antiviral;

Reduz o efeito da formação de cataratas nos diabéticos;

Ação hepatoprotetora e gastroprotetora.

Vantagens

Antioxidante natural;

Mecanismo de ação completo;

Mais biodisponível do que o encontrado no alimento.

Mecanismo de ação

A propriedade antioxidante é direcionada sobre o radical hidroxil (OH) e o ânion superóxido (O2-), que são espécies altamente reativas envolvidas na iniciação da peroxidação lipídica. Seguindo este raciocínio, o insumo possui propriedades estabilizadoras de membrana. A Quercetina sequestra radical de oxigênio como (OH e O2-), inibe a xantina oxidase e a peroxidação lipídica. O radical hidroxil e o ânion superóxido estão envolvidos no dano tecidual por iniciarem a peroxidação lipídica e desrupção da matriz intersticial. Muitos mecanismos antioxidantes têm sido propostos para os flavonoides. Tais mecanismos incluem:

a) Diminuição da formação de espécies reativas do oxigênio pela inibição do sistema enzimático responsável pela geração de radicais livres (ciclooxigenase, lipoxigenase ou xantina oxidase);

b) Quelação de íons metálicos que podem iniciar a produção de radicais hidroxil pela Reação de Fenton ou Harber-Weis;

c) Sequestro de radicais livres;

d) Regulação positiva ou proteção das defesas antioxidantes por induzir a fase II de enzimas como glutationa transferase que aumenta a excreção de espécies oxidadas

e) Indução de enzimas antioxidantes como a metalotioneína que é uma proteína queladora de metais, com propriedades antioxidantes.

A Quercetina pode inibir o processo de formação de radicais livres em três etapas diferentes, na iniciação (pela interação com íons superóxido), na formação de radicais hidroxil (por quelar íons de ferro) e na peroxidação lipídica (por reagir com radicais peroxi de lipídeos).

Reações adversas.

Não foram evidenciados.

Interações Medicamentosas.

Não foram evidenciados