Central de Atendimento: (67) 3521-8891
Postado 14/06/2019 às 12:25:26 por Equipe de Comunicação | saude.abril.com.br
É gripe ou resfriado?

Chegou a época do ano em que sintomas como, febre, dor no corpo, espirros e tosse se manifestam com mais frequência. Estamos falando da gripe…ou será do resfriado? Afinal, existe alguma diferença entre as duas?

O que é a gripe e quais são seus sintomas?

A gripe é causada pelo vírus influenza, que pode ser dos tipos A ou B. Cada uma dessas categorias se divide em outros subtipos – dentro do A, está o H1N1; e, do B, o Yamagata, por exemplo. Seus principais sintomas são febre alta, dor intensa no corpo, tosse, dor de garganta e cansaço. Geralmente, aparecem quatro dias após o contato com o agente infeccioso e persistem por mais de uma semana. A gripe também é marcada por desencadear outros problemas. O vírus influenza tem maior afinidade pelo pulmão, por isso, a pneumonia é uma complicação mais frequente.

E mais: a gripe pode agravar quadros de saúde já existentes, como problemas cardíacos, asma ou doença pulmonar obstrutiva crônica. Sendo, portanto, mais grave do que o resfriado.

O que é o resfriado e quais são seus sintomas?

O resfriado é um outro tipo de infecção respiratória, desencadeada por diversos tipos de vírus. O rinovírus está entre os mais comuns. Sua manifestação clínica é menos intensa. Os sintomas incluem coriza, febre baixa, tosse e espirros e a recuperação tende a ser mais rápida.

Como é a transmissão?

A transmissão é semelhante em ambos os casos. Ela ocorre quando gotículas de saliva do indivíduo infectado entram em contato com as vias aéreas de outra pessoa (por meio de espirro, beijos, tosse ou simplesmente pela proximidade da fala). Objetos contaminados com essas gotículas também espalham a enfermidade. Isso acontece principalmente em lugares fechados, como escolas, transporte coletivo e ambientes de trabalho e em períodos de tempo frio, quando as pessoas costumam se abrigar em ambientes fechados. Lavar as mãos com frequência ajuda muito na prevenção.

Existe tratamento?

Para tratar as duas doenças é importante repousar e ingerir bastante líquido. O tratamento do resfriado é baseado nos sintomas, com medicamentos analgésicos e antitérmicos, por exemplo. Muitas vezes, o especialista faz uma receita parecida em casos de gripe.