Central de Atendimento: (67) 3521-8891
Postado 12/04/2019 às 14:34:00 por Equipe de Comunicação
Ácido Ursodesoxicólico
Trata doenças do fígado dos seus bichinhos de estimação

O Ácido Ursodesoxicólico é usado para tratar doenças hepatobiliares, ou seja, doenças no fígado e nas vias biliares. Essas doenças atingem o fígado de cães e gatos, impedindo o correto funcionamento deste órgão, e fazendo com que os ácidos biliares se acumulem e causem lesões hepáticas. O Ácido Ursodesoxicólico é usado para realizar algumas ações que o fígado doente não consegue realizar, tais como o auxílio na remoção dos ácidos biliares tóxicos e o aumento da capacidade da bile de dissolver o colesterol, facilitando assim a digestão de gorduras no fígado.

Recomendação de uso

Em cães e gatos, o composto deve ser administrado por via oral, em dosagem média de 10 a 15mg/kg/peso. Animais hepatopatas devem receber 15 mg/kg.

Aviso: Este medicamento pode ser encontrado em apresentações de uso humano, porém com literatura técnica que baseia seu uso na medicina veterinária. O uso de suas informações é de responsabilidade do médico veterinário.

Mecanismo de ação

O Ácido Ursodesoxicólico (UDCA) é utilizado para o tratamento de cirrose biliar primária, doenças hepáticas colestáticas e doenças hepáticas crônicas. Inibe a síntese hepática de colesterol e estimula a síntese de ácidos biliares, estabelecendo um equilíbrio entre estes. Em seres humanos, é utilizado como laxante e para prevenir ou tratar cálculos biliares.

Contraindicações

O Ácido Ursodesoxicólico é classificado em categoria de risco B na gravidez.

Não usar em animais com hipersensibilidade conhecida ao princípio ativo.

Experimentos demonstraram toxicidade reprodutiva durante os estágios iniciais da gestação.

O Ácido Ursodesoxicólico pode causar diarreia.

Sintomas de superdosagem são improváveis uma vez que a absorção de ácido ursodesoxicólico diminui com o aumento da dose administrada, portanto é excretado com as fezes.