Central de Atendimento: (67) 3521-8891
Postado 06/04/2019 às 13:46:29 por Equipe de Comunicação
Tanacetum Parthenium
Se você sofre com enxaqueca, precisa conhecer essa erva!

Tanacetum Parthenium é uma planta medicinal nativa no Sudeste Europeu e Ásia Menor, utilizada na profilaxia da enxaqueca, é cultivada como planta anual, fortemente aromática, tem caule vertical e ereto, rígido, coberto por pelos, com altura variando de 25 a 120 cm. O forte odor característico da espécie é decorrente das altas concentrações de terpenos voláteis, constituintes do óleo essencial, encontrado especialmente em folhas e inflorescências. Produz cerca de trinta lactonas sesquiterpênicas, sendo o partenolídeo identificado em 1982 no extrato da parte aérea, a lactona sesquiterpênica predominante nessas plantas.

Indicações e Ação farmacológica

Tanacetum Parthenium vêm sendo usado na medicina tradicional desde os primeiros séculos para condições anti-inflamatórias e para prevenir a ocorrência de dores de cabeça ocasionadas pela enxaqueca. Tradicionalmente consumida em forma de extrato padronizado ou chá das folhas secas, o Tanacetum Parthenium possui um ingrediente ativo denominado partenolídeo (parthenolide). Também inibe a liberação plaquetária de serotonina sendo útil não só na prevenção da enxaqueca, mas nos sintomas associados às crises como náuseas e vômitos.

Toxicidade e contraindicações

Não é recomendado o uso de Tanacetum Parthenium durante a gravidez ou amamentação. Tanacetum Parthenium está contraindicado a quem tem hipersensibilidade à planta ou a outros membros da família das Asteraceae/Compositae como a Camomila e a Erva-de-Santiago. Seu uso não é recomendado em crianças menores de 12 anos.

Dosagem e modo de usar

- Extrato seco 0,8%: 100 a 120mg, 1 vez ao dia

- Pó: 100 – 250mg, 2 vezes ao dia

Se a prescrição for em partenolídeo, é necessário aplicar fator de correção em relação ao teor do laudo.