Melasma é o nome que se dá ao surgimento de manchas escuras, causada pelo aumento de melanina na pele em pequenas regiões. O distúrbio de pigmentação ocorre principalmente no rosto. Isso ocorre principalmente em mulheres entre 25 e 40 anos, os homens são menos afetados com apenas 10% dos casos. A maioria das mulheres é afetada com manchas durante a gravidez, quando isso ocorre, o nome que se dá é Cloasma.
Qual é a causa do Melasma?
Diversos fatores estão ligados ao surgimento das manchas. Fatores genéticos têm, sobretudo, forte relação com o aparecimento das manchas. O uso de anticoncepcionais, alterações hormonais, exposição solar ou luz intensa, são fatores subjacentes, mas que também são responsáveis pelo Melasma. As três regiões mais afetadas são as maçãs do rosto, testa, bochechas, nariz, queixo, parte superior dos lábios e mandíbula, outras regiões como colo dos seios, braços e coxas são menos afetadas, mas também possuem forte incidência. Outro fator que agrava o caso é o estado emocional. Existem três tipos de Melasma, o Melasma Epidérmico: caracterizado por manchas superficiais, que afetam a primeira camada da pele, o Melasma Dérmico: neste caso as manchas já estão mais profundas, são caracterizadas pelo excesso de melanina em mais superfícies da pele e o Melasma Misto: quando há manchas com as duas características, superficiais e profundas. Os casos 2 e 3 tem o tratamento mais complexo. Já o Cloasma, que aparece no período gestacional, pode sumir no final da gestação, não sendo necessária nenhuma ação de tratamento.
Como prevenir o Melasma?
· Evitar longos períodos de exposição solar, principalmente nos horários de 10h às 16h.
· Usar protetor solar, repor várias vezes ao dia, conforme indicação da marca, inclusive em locais fechados, pois ele protege também os malefícios das luzes artificiais.
· Se possível, evitar o uso de pílulas anticoncepcionais e reposições hormonais. Converse com seu médico.
Como é feito o tratamento?
O tratamento mais adequado para o Melasma deve ser indicado por um dermatologista especializado. Qualquer receita que não seja indicada por um especialista, pode piorar o quadro. Procure o seu Dermatologista!