Central de Atendimento: (67) 3521-8891
Postado 07/01/2019 às 16:16:35 por Equipe de Comunicação | sbpt.org.br/espaco-saude-respiratoria-tuberculose
Tuberculose tem cura

A tuberculose é uma doença infecciosa, ou seja, transmitida por um microrganismo (ou micróbio), e que pode ocorrer em vários locais do organismo, mas que em mais de 85% dos casos ocorre nos pulmões. Esse microrganismo é um tipo especial de bactéria, também conhecido como bacilo de Koch, em homenagem a Robertto Koch que identificou o Mycobacterium tuberculosis em 1882.

A tuberculose mata?

Se não diagnosticada rapidamente e adequadamente tratada, sim, a tuberculose pode matar.

Quais são os principais sintomas da tuberculose?

Existem os sintomas gerais, que todos os pacientes com tuberculose têm em maior ou menor intensidade, como a febre, perda do apetite, emagrecimento, cansaço crônico e desânimo. Existem ainda os sintomas específicos, que dependem do local em que a pessoa tem a tuberculose. Uma vez que o local mais comumente acometido pela tuberculose são os pulmões, o sintoma específico mais comum é a tosse seca ou com catarro.

A tuberculose pode acometer que outros órgãos?

Em 10 a 15% dos casos, a tuberculose acomete outro local do organismo que não o pulmão. É a chamada tuberculose extrapulmonar. Os locais mais comumente atingidos depois dos pulmões são a pleura (que é uma membrana que reveste os pulmões) e os gânglios linfáticos (que quando inchados são conhecidos como “ínguas”). Podem ainda ocorrer tuberculose na meninge, nos ossos, nos rins, no intestino etc.

Ainda existe tuberculose no Brasil?

No Brasil, a tuberculose nunca foi embora. Nos países industrializados como Estados Unidos, Inglaterra, Dinamarca, Holanda, Alemanha, entre outros, ela tinha praticamente acabado. No entanto, lá pelo início dos anos de 1980 houve um aumento, para números alarmantes, do número total de casos dessa doença. Além disso, em algumas regiões do mundo, houve um preocupante aumento de casos de tuberculose que não se consegue curar com os medicamentos habituais e que é chamada de tuberculose multirresistente.

A tuberculose é mais comum em alguns grupos específicos de pessoas? Sim, a tuberculose é mais comum em alguns grupos específicos de pessoas. São pessoas que, por algum motivo, estão com as suas defesas naturais um pouco diminuídas ou que convivem de forma muito próxima com quem tem tuberculose, seja em casa, no trabalho, em hospitais ou em prisões.

E o que são defesas naturais?

As defesas naturais são constituídas por várias estruturas normais do organismo. Essas defesas podem ser anatômicas, celulares, bioquímicas e imunológicas. Para simplificar o entendimento, chamaremos as defesas naturais de anticorpos. Todas as pessoas têm essas defesas naturais, ou anticorpos, espalhadas pelo organismo. Eles são os elementos do nosso organismo que combatem os agentes que tentam nos causar doenças. Um micróbio (uma bactéria ou um vírus, por exemplo) ao entrar no nosso corpo será combatido pelos nossos anticorpos. Eles são como soldados do nosso organismo.

Onde comprar remédios para tuberculose?

Os remédios são totalmente grátis. É importante salientar que não é recomendado comprar em farmácia nenhum dos medicamentos para tuberculose fornecidos pelo governo. Primeiro, porque a qualidade desses medicamentos não foi avaliada pelo Ministério da Saúde. Segundo, porque o médico que indicou esses remédios pode não estar prescrevendo os remédios conforme indicado pelo Ministério da Saúde do Brasil. Nesse caso, você está correndo o risco de melhorar da doença nos primeiros meses e a doença voltar mais forte e resistente logo em seguida. Portanto, procure auxilio em um posto de saúde ou busque aconselhamento com um médico de reconhecida experiência com tuberculose.