Central de Atendimento: (67) 3521-8891
Postado 03/12/2018 às 14:33:06 por Equipe de Comunicação | ww.mundoboaforma.com.br
Enzimas Digestivas
Uma boa nutrição começa com uma boa digestão!

Nosso corpo é repleto de nutrientes. Ouvimos muito sobre o temido carboidrato, as proteínas, açúcares, vitaminas e minerais, mas pouco se comenta sobre as enzimas digestivas. Se informar sobre elas pode ser um diferencial nos resultados da dieta, já que são as responsáveis pela digestão de todos os alimentos ingeridos. As enzimas digestivas se dividem em diferentes grupos e podem ser encontradas desde a saliva até o intestino. As enzimas digestivas podem se tornar aliadas eficientes e trazer inúmeros benefícios à saúde.

O que são?

O corpo produz enzimas o tempo todo para sobreviver, então a questão principal é: por que utilizar suplementos dessas enzimas digestivas? O que são elas? Elas são proteínas que possibilitam a catalisação de todos os nutrientes consumidos, elas é que possibilitam todo o funcionamento do organismo. Auxiliam na quebra dos carboidratos, gorduras, proteínas e até na desintoxicação de álcool no organismo. As enzimas são divididas de acordo com funções distintas, assim adequadas de acordo com cada digestão particular de cada nutriente. Quando essas enzimas digestivas não são responsáveis pela digestão desses nutrientes, elas auxiliam na sintetização.

Tipos de enzimas digestivas

Lipase: auxilia na transformação de lipídeos, oferece suporte à catalisação e reações químicas. É produzida pelo pâncreas e pode estar presente na parte inicial do intestino, ou seja, presença garantida no suco gástrico e intestinais.

Alfa amilase: acelera e facilita a digestão do amido, das gorduras e proteínas. Desta forma, pode aumentar o aproveitamento dos alimentos pelo corpo, e ser usada no tratamento da deficiência de secreção do suco pancreático e nas inflamações crônicas do pâncreas.

Lactase: é responsável pela hidrólise da lactose (açúcar encontrado no leite). É indicada em casos de intolerância à lactose, relacionada com distúrbios gastrintestinais tais como flatulência e diarreia após o consumo de leite ou de derivados.

Protease: tem um papel fundamental na nutrição, por hidrolisar as proteínas em peptídeos e aminoácidos, facilitando a sua absorção pelas células. Estas enzimas estão envolvidas em processos biológicos essenciais, como a coagulação sanguínea, morte celular, liberação de hormônios peptídeos e diferenciação de tecidos.

Pancreatina: é importante na insuficiência pancreática, dispepsia, pancreatite e esteatorreia.

Indicações e Benefícios

·Melhora a digestão de carboidratos, gorduras, lactose e proteínas (Indicação principal).

·Ação anti-inflamatória e anticoagulante.

·Aumenta o aproveitamento dos alimentos pelo corpo.

·Reduz desconfortos abdominais e distúrbios gastrintestinais.

A suplementação das enzimas digestivas é muito indicada, pois ajuda a repor a carência dessas enzimas, melhora a nutrição do organismo e promove excelentes benefícios para a saúde.

Atenção

Alfa Amilase: altas dosagens podem ocasionar náuseas, diarreias e hiperuricemia.

Lactase: diabéticos com deficiência de Lactase devem estar atentos, pois a lactose antes indigesta, passa a ser metabolizada com a utilização de Lactase e proverá calorias que precisam ser contabilizadas na dieta. Galactosêmicos não devem ingerir alimentos lácteos, mesmo com a utilização de Lactase.

Os efeitos adversos relatados são de natureza gastrintestinal, algumas vezes mimetizando os sintomas da intolerância à lactose. A incidência de efeitos adversos foi estimada abaixo de 0,1% dos usuários. Nenhuma reação foi observada com a forma líquida em gotas.