Central de Atendimento: (67) 3521-8891
Postado 18/07/2018 às 11:44:40 por Equipe de Comunicação
Astragalus
A planta da longevidade!

A raiz do Astragalus tem sido usada há séculos na medicina tradicional chinesa. Ela é considerada uma poderosa erva adaptogênica, ou seja, serve para aumentar a resistência do organismo em situações de desgaste físico, químico e biológico. O Astragalus é uma planta perene, membro da família da ervilha. Ela possui uma haste pilosa que produz cachos de flores pequenas. A parte principal da planta, no entanto, é sua raiz amarela, utilizada na preparação de chás, extratos, tinturas e tônicos. Embora existam várias espécies diferentes da planta, a maioria dos suplementos encontrados no mercado vem da raiz da Astragalus membranaceus. A erva é popularmente conhecida por oferecer vários benefícios à saúde, incluindo benefícios para o coração. Funciona como estimulante do sistema imunológico e possui efeitos antioxidantes que inibem a produção de radicais livres.

A origem do Astragalus

Tradicionalmente, o Astragalus é encontrado na região da China, Coréia, Mongólia e Sibéria. Utilizado como tônico na medicina natural chinesa, ele é apontado como um imunomodulador que age no aumento da resposta do sistema imunológico a determinados microrganismos, incluindo vírus, bactérias e protozoários. Os chineses acreditam que sua ação se dá especialmente sobre as doenças degenerativas e que pode ser utilizado como coadjuvante em quimioterapias. A raiz de Astragalus pode ser tomada regularmente como um preventivo durante a temporada de gripes e resfriados.

Os componentes ativos da raiz de Astragalus

A raiz do Astragalus contém diversos princípios ativos como flavonoides (compostos bioativos que têm como função a proteção contra danos oxidativos). Também possui minerais e outros princípios ativos que a colocam entre os suplementos capazes de reduzir o colesterol total, tem ação anti-inflamatória, cicatrizante, hipoglicêmica e imunomoduladora, além de ter um papel fundamental no desempenho das funções cerebrais.

Veja a lista completa de componentes desta raiz:

  • Saponinas Triterpênicas: astragalosídeos e isoastragalosídeos;
  • Polissacarídeos: astragalano e astraglucano;
  • Flavonóides: calicosina, kimatakenina, isoliquiritigenina, isoramnetina, kempferol, ramnocitrina e quercetina;
  • Aminoácidos: alanina, arginina, asparagina, ácido aspaártido, GABA, ácido glutâmico, prolina, entre outros;
  • Sais minerais: cálcio, cromo, cobalto, ferro, magnésio, molibdênio, potássio, rubídio, selênio, sódio, titênio, vanádio e zinco;
  • Ácidos icotínico, fólico, linolêico, linolênico e palmítico.

As propriedades e os benefícios atribuídos ao Astragalus advêm, provavelmente, da combinação destes vários componentes.