Central de Atendimento: (67) 3521-8891
Postado 16/04/2018 às 18:17:10 por Equipe de Comunicação
Probiótico Lactobacillus Lactis
Beneficia o organismo e melhora o balanço microbiano

Lactobacillus Lactis é uma bactéria gram-positiva, usada por anos para fabricação de queijos e outros laticínios. Mas recentemente vem sendo empregada como um probiótico por exercer efeitos benéficos ao organismo humano. O Lactobacillus Lactis é um organismo metabólico estável, mas flexível, que é capaz de prosperar no ambiente inóspito do trato gastrointestinal humano.

Aplicações

Constipação crônica

Colite

Vantagens

Melhora a flora intestinal

Aumenta imunidade do organismo

Eficaz contra doença inflamatória intestinal

Mecanismo de ação

Os probióticos possuem três vias de mecanismos de ação, o primeiro deles sugere a supressão do número de células viáveis, através da produção de compostos com atividade antimicrobiana, a competição por nutrientes e a competição por sítios de adesão.  O segundo mecanismo é a alteração do metabolismo microbiano, através do aumento ou da diminuição da atividade enzimática.  O terceiro é o estímulo da imunidade do hospedeiro, através do aumento dos níveis de anticorpos e o aumento da atividade dos macrófagos.  As atividades dos probióticos podem ser divididas em efeitos nutricionais, fisiológicos e antimicrobianos.

Estudos relacionados

Eficácia na constipação crônica:  Estudo avaliou a eficácia associação de frutooligossacarídeos, Lactobacillus lactis, Lactobacillus acidophilus, Lactobacillus casei, Bifidobacterium bifidum, Bifidobacterium longum, e Bifidobacterium infantis na melhora da frequência de sintomas de constipação crônica e fezes. Os resultados demonstraram que essa associação é eficaz na melhora da frequência das evacuações e consistência das fezes.  Além disso, pode reduzir os sintomas de esforço e sensação de evacuação incompleta em adultos com constipação crônica funcional. 

Eficácia na doença inflamatória intestinal:  A doença inflamatória intestinal (DII) está associada a perturbações da composição da flora intestinal com reações inflamatórias graves na mucosa do intestino. O tratamento tradicional consiste no uso de fármacos anti-inflamatórios e imunossupressores. No entanto, os efeitos colaterais e recaídas frequentes demonstram a necessidade da utilização de novas modalidades para controlar a DII.  Uma nova abordagem promissora é a administração do Lactobacillus Lactis que secreta IL10 (importante citocina imunorreguladora que suprime a resposta imune da mucosa associada com a DII exacerbada).

Contraindicações

Não possui contraindicações.

Reações adversas

Podem ocorrer gases intestinais ou inchaço.