Central de Atendimento: (67) 3521-8891
Postado 11/04/2018 às 19:14:20 por Equipe de Comunicação
Probiótico Lactobacillus Plantarum
Reduz sintomas relacionados a dermatites atópicas e problemas gastrointestinais

Lactobacillus Plantarum é uma espécie de bactéria gram-positiva, não patogênica, heterofermentativa, que é naturalmente encontrada em diversos nichos, incluindo produtos lácteos, carnes, vegetais além de também residir no trato gastrointestinal dos seres humanos e animais. Sua utilização como probiótico é bem demonstrada na redução da dor, distensão abdominal e flatulência no tratamento da síndrome do intestino irritável. Além disso, há evidências que sua administração melhora a integridade do intestino e a atividade metabólica das células intestinais através de respostas imunológicas, reduz os sintomas gastrointestinais consequentes do tratamento com certos antibióticos e protege as células epiteliais dos danos induzidos por E. coli, prevenindo alterações da morfologia celular, formação de lesões e aumento da permeabilidade intestinal.

Aplicações

Redução de sintomas gastrointestinais e dermatites atópicas

Síndrome do intestino irritável (IBS)

Doença de Crohn

Colite

Constipação

Colesterol alto

Intolerância a lactose

Sistema imunológico suprimido

Administração de compostos terapêuticos e proteínas ao corpo

Prevenção de alergias ligadas à soja.

Vantagens

Melhora a flora intestinal

Aumenta imunidade do organismo

Eficaz na doença inflamatória intestinal

Eficaz na remissão da colite

Mecanismo de ação

Os probióticos possuem três vias de mecanismos de ação, o primeiro deles sugere a supressão do número de células viáveis, através da produção de compostos com atividade antimicrobiana, a competição por nutrientes e a competição por sítios de adesão. O segundo mecanismo é a alteração do metabolismo microbiano, através do aumento ou da diminuição da atividade enzimática. O terceiro é o estímulo da imunidade do hospedeiro, através do aumento dos níveis de anticorpos e o aumento da atividade dos macrófagos.  As atividades dos probióticos podem ser divididas em efeitos nutricionais, fisiológicos e antimicrobianos.

Estudos relacionados

Eficácia e eficiência em sintomas gastrointestinais. Alguns estudos mostraram a eficiência do uso de Lactobacillus Plantarum em diferentes grupos de pacientes, com diferentes características. Em um grupo de pacientes que fazem uso de antibióticos, houve uma diminuição na incidência de diarreias e náuseas.  Pacientes com o a síndrome do intestino irritável, tiveram uma melhora significativa nos sintomas de dores, distensão abdominal e sensação de esvaziamento retal, após 4 semanas de uso, aumentando a qualidade de vida destes pacientes. Outro grupo, são os que apresentam inflamações nas vilosidades intestinais devido ao TNF-α. Há uma melhora nas inflamações devido a regulação da resposta imune.

Estudo realizado na Universidade de Lund, em 2001, por pesquisadores suecos, exploraram as propriedades e uso de Lactobacillus Plantarum 299v (CEPA presente na mucosa intestinal humana). Os resultados do uso desta CEPA foi a melhoria do estado do fígado, uma redução da inflamação da mucosa e reduzido inchaço abdominal em pacientes com síndrome do intestino irritável. Também aumentou a quantidade de ácidos carboxílicos nas fezes e diminuiu as concentrações de fibrinogénio no sangue.

Eficácia e eficiência em sintomas de dermatite atópica. Segundo estudos realizados por pesquisadores da Universidade de Illinois, em 2008, o qual foi baseado no uso de uma variedade de microrganismos para fermentar sementes de soja, farinha ou refeição. Após a fermentação, os produtos de soja fermentados foram introduzidos no plasma sanguíneo de pessoas alérgicas a soja.  Concluiu-se que os Lactobacillus Plantarum apresentaram a maior redução de imunorreatividade para os produtos de soja. A redução chegou a 99%. O processo também aumentou o número de aminoácidos essenciais na soja, juntamente com novos peptídeos benéficos, proporcionando uma melhora na saúde adicional. Outro estudo mostrou a diminuição de fatores que auxiliam no desenvolvimento das dermatites. Após o uso dos Lactobacillus Plantarum, observou-se uma diminuição na contagem de eosinófilos e dos níveis de interferon-γ, consequentemente melhora das dermatites atópicas.

Contraindicações

Não possui contraindicações.

Reações adversas

Podem ocorrer gases intestinais ou inchaço.

Precauções

Armazenar em ambiente com temperatura entre 15 a 25º C.