Lactobacillus Gasseri é um probiótico que apresenta uma inovação no tratamento da obesidade promovendo perda de peso e diminuição da gordura abdominal. O Lactobacillus Gasseri está naturalmente presente no organismo, no leite materno, e é essencial para o seu equilíbrio imunológico. Recentemente estudos mostraram sua eficácia e inovação para o controle do peso.
Aplicações
Perda de peso corporal
Diminuição de gordura subcutânea e gordura abdominal
Diminuição dos níveis de leptina
Diminuição da resistência insulínica
Diminuição dos níveis de glicose no sangue
Regulação da microbiota intestinal
Redução do IMC
Auxilio na tolerância à Lactose
Vantagens
Eficácia e segurança
Tratamento coadjuvante na síndrome metabólica
Eficaz na regulação da microbiota do sistema digestivo
Mecanismo de ação
Três possíveis mecanismos de atuação são atribuídos aos probióticos, sendo o primeiro deles a supressão do número de células viáveis, através da produção de compostos com atividade antimicrobiana, a competição por nutrientes e a competição por sítios de adesão. O segundo desses mecanismos é a alteração do metabolismo microbiano, através do aumento ou da diminuição da atividade enzimática. O terceiro é o estímulo da imunidade do hospedeiro, através do aumento dos níveis de anticorpos e o aumento da atividade dos macrófagos. O espectro de atividade dos probióticos pode ser dividido em efeitos nutricionais, fisiológicos e antimicrobianos. Em particular, o mecanismo L. Gasseri mostrou que em indivíduos obesos, há um aumento significativo do hormônio leptina circulante, e também uma resistência a essa. Sabe-se que o tecido adiposo subcutâneo é a maior fonte desse hormônio. A administração de L. Gasseri impede o aumento de leptina plasmática, indicando que a redução do peso está associada à diminuição de leptina sérica.
Comprovação de eficácia 1.
Um estudo realizado com 210 adultos saudáveis com excesso de gordura abdominal, que receberam leite enriquecido com L.Gasseri ou placebo durante 12 semanas, demonstrou que aqueles indivíduos que receberam o probiótico apresentaram uma redução significativamente maior na gordura abdominal quando comparados ao grupo placebo.
Comprovação de eficácia 2.
Um estudo publicado no European Journal of Clinical Nutrition mostrou que suplementos probióticos, especificamente o Lactobacillus Gasseri, auxiliam adultos com tendência a engordar a ter sucesso na perda de peso. Ele foi feito com 87 pessoas acima do peso, que receberam uma dose diária de leite fermentado, com adição ou não de probióticos, durante 12 semanas. O grupo que recebeu o suplemento apresentou redução de 4,6% da circunferência da cintura e de 1,4% no peso, enquanto o grupo que não recebeu a bactéria não teve alteração. Os probióticos também previnem o corpo contra inflamações, como a artrite, e aumentam a imunidade - um estudo sueco concluiu que trabalhadores que têm contato com o Lactobacillus Gasseri ficam menos doentes e faltam menos ao trabalho.