Central de Atendimento: (67) 3521-8891
Postado 19/12/2017 às 19:30:53 por Equipe de Comunicação
Mucosave® CG (Cosmetic Grade)
Proteção e cuidado prolongado para a mucosa.

A mucosa consiste em uma ou mais camadas de células epiteliais que sobrepõem o tecido conjuntivo frouxo nas cavidades internas do corpo. Estas cavidades úmidas como a mucosa oral, nasal, intestinal, vaginal e anal, têm contato direto com o meio externo e são as principais responsáveis por “selecionar” as substâncias que são absorvidas pelo organismo. Por outro lado, as células da mucosa são extremamente delicadas e susceptíveis a agressores externos. Por isso, essas células produzem o muco, um fluido viscoelástico composto por glicoproteínas e proteoglicanos, responsável por reter toxinas e outros agressores, além de manter os níveis de umidade do tecido. Se por algum motivo a produção de muco é interrompida, esta proteção é perdida. Mudanças no estilo de vida, na dieta e no meio ambiente são os principais fatores responsáveis por aumentar a predisposição para o desenvolvimento de disfunções da mucosa, sendo caracterizadas por alterações na integridade e por inflamação excessiva do tecido. Essas alterações que ocorrem na mucosa deixam o tecido mais susceptível ao rompimento da barreira fisiológica e a superfície mais vulnerável aos agentes externos, causando irritações, inflamações, desconforto e dores. Além disso, os processos inflamatórios estimulados pelo rompimento da membrana da mucosa podem causar danos às camadas celulares mais profundas e não epiteliais. Dessa forma, cuidados especiais devem ser tomados para a manutenção da saúde da mucosa. 

Mucosa vaginal

A região íntima da mulher é uma zona complexa e sensível que precisa de atenção especial para garantir a defesa contra agressores infecciosos. A mucosa vaginal produz ácido láctico que mantém um nível de acidez, que favorece a defesa contra os agentes infecciosos. Durante o ciclo menstrual, a mucosa fica favorável ao aparecimento de irritações ou infecções, e na menopausa a redução da produção do muco promove irritação e secura.

Higiene bucal

A mucosa oral é uma área mais susceptível a condições inflamatórias, feridas e infecções. Os tipos mais frequentes de feridas nessa área são estomatite aftosa (aftas). Estas feridas epiteliais são caracterizadas por uma sintomatologia intensamente dolorosa que pode durar entre 10-15 dias para cicatrizar.   

Hemorroidas e fissuras anais

Hemorroidas e fissuras anais são duas alterações funcionais e anatômicas da área retal e anal que podem afetar fortemente a qualidade de vida das pessoas. Hemorroida é uma dilatação do plexo hemorroidal causada por um aumento da pressão venosa dos vasos retais e anal, devido à constipação, levantamento de peso excessivo ou gravidez. Os principais sinais destas condições são sangramento, dor e coceira anal. Fissuras anais são feridas na região anal que, na fase inicial, promovem coceira e sangramento, e na fase avançada, causam dores intensas especificamente após a defecação. Sabendo-se da crescente necessidade de proteger as células da mucosa contra agressores externos, há uma grande procura por agentes de ação protetora como substâncias bioadesivas capazes de aderir à mucosa e substâncias com ação cicatrizante, reduzindo o processo inflamatório. Além disso, há uma preferência por ativos de origem natural por apresentarem propriedades biocompatíveis, mais seguras, não tóxicas e não irritantes.

Definição do ativo

Mucosave® CG (Cosmetic Grade) é um blend de polissacarídeos de cladódios (ramos de caule modificados) extraídos do Opuntia fícus-indica e biofenóis extraídos das folhas da Olea europaea, desenvolvido especialmente para a higiene pessoal e proteção da mucosa, pela sua excelente propriedade mucoadesiva, efeito cicatrizante, lenitivo e ação anti-inflamatória.

Mecanismo de ação

Os extratos de Opuntia ficus-indica e de Olea europaea presentes no Mucosave® CG (Cosmetic Grade) apresentam três funções importantes para a proteção da mucosa: ação mucoadesiva, ação cicatrizante e lenitiva (acalma e suaviza). Os polissacarídeos do Opuntia ficus-indica estão presentes na mucilagem extraída dos seus cladódios em até 70% e têm como função principal proteger a mucosa. Esses polissacarídeos são capazes de interagir com a superfície da mucosa carregada negativamente em pH fisiológico (pH 7,0), seja por pontes de hidrogênio ou por interações iônicas, formando um filme viscoso e impedindo que os agressores externos entrem em contato com a mucosa. Já os compostos biofenólicos extraídos das folhas da Olea europaea consistem em fenóis, flavonoides, oleopeína e derivados. Estes compostos apresentam propriedades cicatrizantes e lenitivas. Além disso, atuam de forma sinérgica com os polissacarídeos do Opuntia ficus-indica apresentando ação antioxidante e anti-inflamatória.

Estudos IN VITRO

Atividade mucoadesiva dos polissacarídeos da Opuntia fícus-indica.

A fim de avaliar a atividade mucoadesiva dos polissacarídeos extraídos da Opuntia fícus-indica, um estudo in vitro foi conduzido em células intestinais Caco-2, principais células presentes na barreira intestinal, ideais para simular o ambiente da mucosa in vivo.  O tempo de adesão dos polissacarídeos naturais e do ácido hialurônico (polímero bioadesivo) foi avaliado utilizando células de Franz a 36°C e com fluxo contínuo de solução salina pH 7 a fim de mimetizar as condições do organismo. As células Caco-2 permaneceram no compartimento doador contendo polissacarídeos naturais ou ácido hialurônico. Alíquotas foram coletadas nos tempos 0, 30 minutos e 60 minutos e adicionadas a tubos tratados com lectina biotinilada (Con-A) e estreptavidina em presença de dihidrocloreto de o-fenilenodiamina. A atividade mucoadesiva residual foi avaliada observando a redução da ligação de Con-A as células da mucosa. Isso indica que as substâncias mucoadesivas se ligam nas células, impedindo a ligação de Con-A. Neste estudo foi observado que a capacidade mucoadesiva tanto do ácido hialurônico quanto dos polissacarídeos naturais é dose dependente, sendo que os polissacarídeos do Opuntia fícus-indica tem maior ação mucoadesiva e de maior durabilidade, se mantendo em até 1 hora.

Resultados: Através dos resultados obtidos, observou-se que os polissacarídeos do Opuntia fícus-indica tem boa ação mucoadesiva mantendo-se por até uma hora, sendo mais eficientes que polímeros mucoadesivos comuns como o ácido hialurônico.

Efeito sinérgico na inibição de mediadores pró-inflamatórios

A fim de verificar a ação anti-inflamatória dos compostos presentes no Mucosave® CG (Cosmetic Grade), foi realizado um estudo em que células Caco-2 foram estimuladas com 1 µg/ml de lipopolissacarídeos (LPS) por 24h na presença ou ausência de hidrocortisona (10-5 M), polissacarideos de Opuntia fícus-indica (100 µg/ml) e/ou polifenóis de Olea europaea (100 µg/ml). Cada amostra foi testada para a expressão de moléculas de adesão intercelular-1 (ICAM-1), envolvidas diretamente no estímulo de citocinas do processo inflamatório. O LPS atua como antígeno, induzindo a expressão de ICAM-1 e consequentemente o processo inflamatório, e a hidrocortisona foi utilizada como um controle positivo, uma vez que esse composto tem ação anti-inflamatória. 

Resultados: Os resultados obtidos demonstraram que os polifenóis e os polissacarídeos sozinhos são capazes de reduzir a expressão de ICAM-1 significativamente, sendo comparáveis ao efeito da hidrocortisona. No entanto, pode-se observar também que quando utilizados em conjunto, estes compostos apresentam efeito sinérgico, reduzindo a expressão de ICAM-1 a níveis próximos do controle negativo (células Caco-2 sem estimulação prévia por LPS). Dessa forma, nota-se que o Mucosave® CG (Cosmetic Grade) tem potente ação anti-inflamatória. 

Resultados: A presença de polissacarídeos e polifenóis extraídos do Opuntia fícus-indica e da Olea europaea em células estimuladas por LPS demonstrou que esse composto tem potente ação anti-inflamatória. Além disso, pode-se observar que esses dois compostos têm sua atividade anti-inflamatória aumentada quando associados, demonstrando sua ação sinérgica.

Benefícios

  • Proteção da mucosa
  • Reparação do epitélio da mucosa
  • Ação anti-inflamatória
  • Ação lenitiva
  • Efeito cicatrizante

Indicações e Aplicações

Mucosave® CG (Cosmetic Grade) é utilizado em produtos de higiene e proteção de membranas da mucosa vaginal, anal e oral. Indicado para a proteção e prevenção de aftas, lesões causadas por aparelhos ortodônticos, hemorroidas, fissuras anais e cuidado diário na proteção da mucosa íntima da mulher. O ativo pode ser incorporado em formulações de uso tópico como sabonete íntimo, creme vaginal, pasta de dente, enxaguante bucal, gel, pomada, etc.

Propriedades

Aspecto: Sólido

Coloração: Amarelo a marrom

Odor: Característico

Certificados e Premiações

Parabeno free

BSE-TSE free

Não testado em animais

Referências

Literatura do Fabricante (Bionap/Itália).