Central de Atendimento: (67) 3521-8891
Postado 11/09/2015 às 18:28:12 por Farmacêutico | GAMMA COMÉRCIO, IMPORTAÇÃO & EXPORTAÇÃO LTDA.
CITRUS AURANTIUM
O termogênico que ativa o metabolismo sem interferir no sistema cardiovascular.

A laranja-amarga (Citrus aurantium) ganhou destaque e teve os holofotes direcionados para si pelo fato de que o extrato obtido deste fruto está sendo usado, devido suas propriedades termogênicas, no tratamento coadjuvante da obesidade e como suplemento dietético, tanto isoladamente ou em conjunto com outros principios ativos (ex: cafeína).

O extrato da laranja-amarga (Citrus aurantium) tem sido utilizado em suplementos alimentares para auxiliar na perda de peso e como inibidor de apetite. As fibras solúveis da laranja formam um gel no estômago que gera uma sensação de saciedade, facilitando a perda de peso, pois com a fome controlada é possível evitar os exageros à mesa. Além disso, a presença da pectina, em boa quantidade no Citrus aurantium, dificulta a taxa de absorção de carboidratos, lipídios e colesterol em excesso. As fibras alimentares também auxiliam no funcionamento do intestino, mas para um bom resultado, seu consumo deve ser acompanhado da ingestão de líquidos e estar associado a uma dieta equilibrada e hábitos de vida saudáveis.

Alguns estudos estão demonstrando que as fibras da laranja-amarga (Citrus aurantium) podem acelerar o metabolismo, aumentando o gasto de calorias e a queima de estoques de gordura. Trata-se de uma alternativa bem natural para auxiliar no emagrecimento. Além de ajudar a reduzir as medidas, essas fibras ajudam a equilibrar a dieta, facilitando o funcionamento do intestino.

Segundo os especialistas, a laranja-amarga (Citrus aurantium) contém sinefrina, uma substância similar à efedrina (Ephedra sinica), mas é muito mais segura. A efedrina age como estimulante, mas seu uso não é indicado, pois acelera os batimentos cardíacos e a pressão arterial, aumentando o risco de insônia, infarto e derrame. Já a substância extraída da laranja-amarga não apresenta este efeito. Ela se liga a receptores encontrados no tecido gorduroso, ativando o metabolismo e a queima de gordura sem causar interferência no sistema cardiovascular.

Estudo realizado pelos pesquisadores Elisa R. Larentis, Marcelo D. Arbo, Ana L. Aboy, Renata P. Limberger, no Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas – UFRGS - Porto Alegre (RS), investigou o teor de sinefrina em folhas e frutos verdes de laranjeira-azeda (Citrus aurantium L.). A sinefrina, substância obtida de frutos imaturos de Citrus Aurantium, em razão de sua semelhança estrutural e farmacológica com efedrina e fenilpropanolamina tem sido utilizada em fórmulas para emagrecer e suplementos alimentares. O estudo revelou que foi verificada a presença de sinefrina nas diferentes partes do fruto, justificando o seu uso como farmacógeno, e a presença de quantidades próximas de sinefrina também nas folhas da laranjeira azeda.