Central de Atendimento: (67) 3521-8891
Postado 08/10/2019 às 23:47:55 por Equipe de Comunicação | Infinity Pharma
SAMe
Para o seu bom humor, articulações e fígado.

O S-Adenosil L-Metionina, mais conhecido como SAMe é um composto naturalmente encontrado em quase todos os tecidos e fluidos do corpo, e está envolvido em muitos processos importantes. O SAMe é produzido pelo organismo, a partir de ATP e do aminoácido Metionina. O S-adenosil L-metionina disulfato tosilato é a forma mais estável de ademetionina, a qual é utilizada terapeuticamente. A ingestão de SAMe concomitantemente com Vitamina B12, Ácido Fólico e Metionina é recomendável, para aumentar a absorção em doses orais.

 

 

O SAMe é indicado para tratamento de:

Depressão

Algumas pesquisas sugerem que SAMe é mais efetivo do que o placebo no tratamento de depressão leve a moderada e é considerado um efetivo medicamento antidepressivo sem efeitos adversos (como dor de cabeça, sonolência e disfunção sexual). Ainda, antidepressivos levam de 6 a 8 semanas para começar a funcionar, sendo que SAMe parece agir mais rapidamente. Os estudos não concluem a forma exata de como SAMe age na depressão, mas imagina-se que esteja ligado ao aumento da excreção da serotonina no cérebro (exatamente como os antidepressivos agem).

Osteoartrite

Um número considerável de estudos mostrou que SAMe foi capaz de reduzir a dor e inflamação de articulações e pesquisadores ainda arriscam dizer que pode promover a recuperação da cartilagem. Em curtos estudos (de 4 a 12 semanas), a suplementação com SAMe mostrou-se tão eficaz quanto anti-inflamatórios não esteroidais, como ibuprofeno e naproxeno, em adultos com osteoartrite nos joelhos, espinha e quadris para diminuição de dor matinal, inchaço e melhora na locomoção.

Doenças do fígado

Pessoas com doenças do fígado não podem sintetizar SAMe no corpo, e estudos preliminares mostraram que o SAMe ingerido como suplemento pode ajudar a tratar doenças crônicas do fígado causadas por alcoolismo e medicação. Um estudo com 123 homens e mulheres com cirrose hepática mostrou que o tratamento com SAMe, por 2 anos, aumentou a chance de sobrevivência e diminuiu a necessidade de transplantes. Outro estudo mostrou que SAMe ajudou a normalizar os níveis de enzimas hepáticas em pacientes doentes.

Fibromialgia

SAMe pode ser eficaz na redução dos sintomas da fibromialgia, incluindo dor, fadiga, cansaço matinal e depressão.

Posologia

São indicadas dosagens usuais de SAMe de 200 a 1.600mg ao dia, sendo o tratamento iniciado com doses menores, e sendo aumentado gradualmente.

- Depressão: 800 - 1.600mg por dia, em duas doses divididas;

- Osteoartrite: 600 a 1.200mg ao dia, em 3 doses divididas;

- Fibromialgia: 400mg, 2 vezes ao dia;

- Doenças hepáticas: 600 a 1.200mg por dia.

Reações adversas

Os efeitos colaterais podem incluir boca seca, náuseas, gases, diarreias, dor de cabeça, agitação e insônia. Por este último motivo, não é recomendado sua ingestão à noite. É contraindicado na gravidez e lactação. Pessoas com transtorno bipolar não devem tomar o medicamento, uma vez que os episódios de crise podem piorar.

Interações

A ingestão concomitante com medicamentos antidepressivos pode causar interação, potencializando efeitos colaterais. Deve ser evitada também a ingestão com medicamentos para diabetes, pois o SAMe pode reduzir os níveis de açúcar no sangue e reforçar o efeito de medicamentos para diabetes, o que aumenta o risco de hipoglicemia, o SAMe pode reduzir a eficácia da Levodopa no tratamento da doença de Parkinson.